No último dia 16/05, aproveitando o final de semana da "Virada Cultural" de São Paulo, o CJA se aventurou no centro de SP, numa visita ao Mosteiro da Luz, onde fica abrigado um Museu de Arte Sacra de SP.
O Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das principais instituições brasileiras voltadas ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à arte sacra. Localiza-se em São Paulo, na ala esquerda do Mosteiro da Luz, recolhimento de religiosas fundado em 1774 por iniciativa de Frei Galvão.
Nos corredores do MAS é possível ver parte da coleção mobiliária, objetos litúrgicos, altares, esculturas, pinturas em óleo, cobre, madeira e muitas outras peças de importância histórica. Uma das coisas mais impressionantes é a coleção de lampadários, sendo a segunda maior do mundo em variedade (atrás apenas da coleção presente no Vaticano). Entre os vários lampadários está uma imagem de Nossa Senhora da Luz, originária de uma capela construída no local hoje ocupado pelo mosteiro. Essa imagem é um dos motivos pelo qual o Bairro hoje é conhecido como Luz.
Agora, o mais impressionante de tudo é o Presépio Napolitano, feito no século XVIII. Ele contém mais de 1600 peças, e ocupa uma sala com 100 metros quadrados. Em cada cena a riqueza de detalhes seduz o olhar e nos leva a outro mundo, no qual podemos entender um pouco sobre a vida e o cotidiano vivido pelos artistas que criaram a obra.
O mosteiro é a única edificação colonial do século XVIII em São Paulo a preservar seus elementos, materiais e estrutura originais. Encontra-se inserido em meio à última chácara conventual urbana do país. Foi tombado como monumento arquitetônico de interesse nacional em 1943.
Valeu tiozinho! uouu \o/
Bom, pra quem não conseguiu ir com a gente, fica o convite pra voltar lá.. tenha certeza que o caldo cultural vale a pena!
Paz e bem!
Paz e bem!
0 comentários:
Postar um comentário
Algo a comentar? Participe e enriqueça este blog! Obrigado pela visita!